back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 18 de janeiro de 2022
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 12/08/2014 - 12:12:49

Belmiro Valverde poderá dar nome a uma escola de Curitiba

  • Vereadores aprovam, por unanimidade, homenagem ao professor Belmiro Valverde que agora poderá dar nome a escola em Curitiba. (Foto – Andressa Katriny/CMC)
  • Belmiro Valverde Jobim, autor de livros como “O Brasil não é para amadores”, foi três vezes secretário de Estado no Paraná, lecionava em universidades de Curitiba, era PhD em Administração Pública e dirigia um projeto-piloto de educação em Piraquara destinado a crianças carentes.(Foto - Ufpr)
Os vereadores de Curitiba pedirão ao Executivo que o professor Belmiro Valverde Jobim Castor seja o nome de uma escola na capital do Paraná, em homenagem ao trabalho desenvolvido por ele em vida. Nesta terça-feira (12), os parlamentares da Câmara Municipal aprovaram um projeto de lei que autoriza o nome de Belmiro para a denominação de um logradouro público da cidade.

A proposição 009.00017.2014 foi protocolada na semana seguinte ao falecimento de Belmiro Valverde, cujo óbito ocorreu no dia 29 de março deste ano 2014. Todos os 38 parlamentares assinaram o projeto de lei e a aprovação, em primeiro turno, foi unânime. A matéria volta ao plenário nesta quarta-feira (13), para última análise, e depois segue para apreciação do Executivo.

Durante o debate, Julieta Reis (DEM) e Jorge Bernardi (PDT) utilizaram a tribuna para explicar a iniciativa e apresentar aspectos da vida do professor Belmiro Valverde que justificam a homenagem. Felipe Braga Côrtes (PSDB), Valdemir Soares (PRB), Paulo Salamuni (PV) e Serginho do Posto (PSDB) utilizaram apartes para demonstrar apoio ao projeto de lei e enumerar episódios em que conviveram com Belmiro.

Trajetória de vida

Belmiro Valverde nasceu na cidade mineira de Juiz de Fora, em 1942, mudou-se criança para Rio Negro, no Paraná, mas concluiu os estudos no Rio de Janeiro. Graduou-se em Direito na Universidade Estadual da Guanabara, em 1964, e depois obteve o título de PhD em Administração Pública nos EUA, na University of Southern California.

Foi secretário de estado do Planejamento do Paraná duas vezes, entre 1974 e 1979 e entre 1983 e 1987. Também atuou como secretário estadual de Educação de 1987 a 1988. Foi diretor do Banco Bamerindus, membro do Conselho Curador da Universidade Federal do Paraná (UFPR), de 2002 a 2004, e integrava o Conselho Superior da Associação Comercial do Paraná desde 2004.

Valverde publicou seis livros. Entre eles "O Brasil não é para Amadores: Estado, Governo e Burocracia na Terra do Jeitinho", que foi traduzido para o inglês e lançado nos Estados Unidos. No campo acadêmico, Valverde foi professor da UFPR de 1971 a 2004 e, atualmente, lecionava na Universidade Positivo e na FAE Business School, além de ser convidado frequente em outras universidades.

Entre suas outras atividades, Belmiro Valverde também era presidente da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Paraná, vice-presidente da Associação Alírio Pfiffer de Apoio ao Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas (HC), vice-presidente do Instituto Ciência e Fé de Curitiba e membro da Academia Paranaense de Letras.

Os vereadores destacaram o vínculo que o professor Belmiro Valverde tinha com a educação e os esforços recentes dele para criar um projeto-piloto na área. Em 2012, criou a Escola João Paulo II, no bairro Laranjeiras, em Piraquara, que oferece ensino em dois turnos para crianças da região (onde moram pessoas de baixa renda).


 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2022 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.