back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 18 de janeiro de 2022
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 28/10/2014 - 13:30:27

Notas de Plenário I – Sessão ordinária de 28 de outubro

  • Aprovado em 1º. turno projeto do vereador Paulo Rink que confere utilidade pública ao Instituto Bourbon. (Foto – Andressa Katriny/CMC)
  • Bruno Pessuti elogiou a iniciativa de desenvolver um ônibus articulado elétrico para funcionar na Linha Verde. (Foto – Andressa Katriny/CMC)
  • Chico do Uberaba sugere ao Executivo a implantação de sistema de identificação biométrica de recém-nascidos. (Foto – Andressa Katriny/CMC)
Cidadão honorário
Foi aprovado em primeiro turno, com 30 votos favoráveis, o projeto da vereadora Dona Lourdes (PSB) que concede o título de cidadão honorário a Vitorio Bonacin Filho (006.00012.2014). O homenageado é dentista especializado em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais e também professor adjunto na Universidade Federal do Paraná. Vitorio participa dos projetos sociais promovidos pelo Rotary Club.

Logradouro I
Na votação em segundo turno, a proposta do vereador Tico Kuzma (PROS) que denomina de Philomena Fogaça uma praça localizada no bairro Campo de Santana recebeu 27 votos favoráveis (005.00060.2014). A proposição altera o texto da lei municipal 14.074/2012, que foi publicada com erro no código do local que receberia a denominação. A mudança corrige a situação e permite a efetivação da homenagem.

Logradouro II
Também em segundo turno foi aprovado o projeto que denomina de Oswaldo Walkolski um logradouro ainda não especificado. A iniciativa, de autoria do vereador Tito Zeglin (PDT) recebeu 27 votos favoráveis (009.00023.2014). Falecido em fevereiro deste ano, Walkolski foi relojoeiro, bombeiro e funcionário da Companhia Paranaense de Energia Elétrica.

Instituto Bourbon I
Com 27 votos favoráveis, foi aprovado em primeiro turno projeto do vereador Paulo Rink (PPS) que confere o título de utilidade pública ao Instituto Bourbon (014.00015.2014). “Trata-se de uma entidade que orienta suas atividades em torno de objetivos assistenciais. Todos os requisitos formais foram cumpridos e, após passar pelas comissões, o projeto não encontrou nenhuma objeção”, destacou o vereador.

Instituto Bourbon II
O vereador Zé Maria (SDD) reiterou os argumentos do vereador Paulo Rink lembrando as origens da instituição e exaltando a figura de seu fundador. “Alceu Ântimo Vezozzo, Presidente da Organização Bourbon de Hotéis e membro do Rotary, se destacou no atendimento a pessoas vulneráveis. A atuação positiva do Instituto Bourbon deve ser reconhecida e estimulada”, defendeu.

Recém-nascidos
Chico do Uberaba (PMN) utilizou a tribuna para defender o envio, ao Executivo, de indicação legislativa de sua autoria que pede a criação, em Curitiba, de um sistema biométrico de identificação dos recém-nascidos (201.00216.2014). Segundo ele, é um banco de dados que vincula as impressões digitais dos recém-nascidos às de suas mães e que pode ser realizado imediatamente após o nascimento.

Eletromobilidade I
O vereador Bruno Pessuti (PSC) destacou a assinatura, hoje, de um protocolo de intenções entre a prefeitura e a empresa Volvo para desenvolvimento do ônibus híbrido elétrico articulado. O veículo seria testado no primeiro semestre de 2016 na Linha Verde, no trajeto entre o Pinheirinho e a Praça Carlos Gomes. “Trata-se de um teste para a verificação da aplicação da eletromobilidade no transporte coletivo de Curitiba”, argumentou.

Eletromobilidade II
O protocolo foi assinado pelo prefeito Gustavo Fruet e pelo presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta. O vice-presidente mundial da Volvo, Hakan Karlsson também estava presente ao evento. Segundo Pessuti, o protocolo assinado prevê também a participação da Urbs, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da empresa Cidade Sorriso e do Sindicato das Empresas de Ônibus do Transporte Coletivo (Setransp).

Falecimento
O presidente da casa, vereador Paulo Salamuni (PV), comunicou ao plenário o falecimento do ex-funcionário Ângelo Boscardin, pai do funcionário Moacir Boscardin, lotado no gabinete do vereador Jonny Stica (PT). Segundo Salamuni, Ângelo foi um dos fundadores da Casa de Ação Social da Câmara Municipal, entidade que depois se tornou a Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba.

Estacionamento
O vereador Mauro Ignacio (PSB), em informe à Casa, registrou a abertura de um espaço no estacionamento do Parque Barigui que pode proporcionar 300 vagas a mais para veículos. “Por enquanto, é um teste”, disse o parlamentar. “Elas serão úteis nos domingos, dia de maior público no local”, defendeu Ignacio.


 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2022 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.