back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de setembro de 2021
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 24/06/2019 - 11:43:15

Aprovada pela CMC, extinção de cinco
secretarias da prefeitura vai à sanção

Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram, nesta segunda-feira (24) em redação final, projeto do Executivo que prevê a extinção de cinco secretarias e a redistribuição de competências entre órgãos da administração direta. Foram 24 votos favoráveis, 4 contrários e 1 abstenção. A reforma administrativa da Prefeitura de Curitiba (005.00042.2019) voltou ao plenário para votação da redação final por ter recebido emendas na análise em segundo turno (leia mais). A entrada em vigor da lei depende do aval do prefeito e da publicação no Diário Oficial do Município.

As emendas que motivaram esse “terceiro turno” foram as decorrentes do acordo realizado com o Executivo para que a coordenação da Assessoria de Direitos Humanos, que engloba as políticas públicas para mulheres, grupos étnico-raciais e LGBT, permanecesse na Secretaria do Governo Municipal (SGM) em vez ir para a alçada da Fundação de Assistência Social (FAS) – a saber 033.00011.2019 e 032.00012.2019.

A votação em redação final está prevista no artigo 159 do Regimento Interno do Legislativo. É uma situação especial que só ocorre quando um projeto de lei sofre modificações na votação em segundo turno, após já ter sido aprovado. Pela norma, a Mesa Executiva tem dois dias para unificar o texto original e as alterações, tendo que submetê-lo ao plenário na sessão seguinte. Nesse “terceiro turno”, o projeto não pode mais ser rejeitado, cabendo somente a realização de eventuais ajustes na redação formulada pela Mesa Executiva (artigo 134, parágrafo 3°).

Cidadania de Curitiba
Foi aprovado em segundo turno, nesta segunda, o projeto de Tito Zeglin (PDT) que concede a Cidadania Honorária de Curitiba ao economista Vilmar Anildo Schultz, natural de Erechim (RS). Bancário, ele foi gerente-geral do Banco do Brasil em diversas cidades brasileiras, dentre elas a capital paranaense (006.00006.2019). Desde 2010, o homenageado preside a Sociedade Thalia.


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.



Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2021 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.